Os sambistas que frequentam os sambódromos do Anhembi, em São Paulo, e a Sapucaí, no Rio de Janeiro, aguardavam pelo final de semana iniciado no sábado (7.jan) com expectativa. Afinal, esta é a primeira temporada carnavalesca “normal” após a ainda corrente pandemia de coronavírus.
Se em 2021 a folia foi totalmente cancelada, o processo até 2022 foi conturbado e cheio de incertezas, culminando na realização dos desfiles fora habitual fevereiro: as apresentações ocorreram no feriado de Tiradentes, em 21 de abril.
Passada a tragédia causada pela covid-19 e, agora, em momento de relativa calmaria, os surdos e tamborins reencontraram o ritmo e, pela primeira vez em quase três anos, a temporada segue o curso normal: as quadras reabriram, os integrantes voltaram a ensaiar com menos ou quase nenhuma restrição, e os ensaios técnicos nas arenas estão de volta.
Os testes no sambódromo são considerados, por muitos sambistas e espectadores, como a melhor época do processo carnavalesco. Com entrada gratuita, é possível ver uma prévia do que as agremiações levarão à avenida a partir do dia 17 de fevereiro. Mesmo sem alegorias e fantasias, o batuque e a energia dos componentes dão mostras dos dias oficiais.
Na capital paulista, os ensaios no Anhembi começam no sábado, a partir das 19h15, com a tradicional Camisa Verde e Branco. Eterno rival, o Vai-Vai entra na sequência. As duas escolas estão no Grupo de Acesso 1 do carnaval de São Paulo e buscam retornar à elite onde fizeram história: são 24 títulos somados (15 do Vai-Vai e nove da Camisa Verde). A Vila Maria, integrante do Grupo Especial, fecha a primeira noite.
Já na Sapucaí, a volta dos ensaios será no próximo domingo (15.jan), com Império Serrano e Paraíso do Tuiuti.
Os testes das escolas de São Paulo seguem até 9 de fevereiro, e os desfiles do Grupo Especial serão nos dias 17 e 18. Na Sapucaí, os ensaios vão até o dia 12, enquanto as apresentações da elite serão nos dias 19 e 20.
* Sbt News
2023 Janeiro 08
LEIA MAIS
BRASIL – Concentra 71,9% das queimadas na América do Sul nas últimas 48h
PARAGUAY y BRASIL – Celebran 180 años de relaciones diplomáticas
BRASIL – Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
FRONTEIRA – Começa hoje em Ponta Porã, Fronteira Criativa com apresentações culturais, gastronomia e artesanato
BRASIL – Ciclone no Rio Grande do Sul, causa forte destruição e calamidade em Lageado, Estrela, Muçum e Roca Sales.