RÁDIO MERCOSUL

Em Todas as Fronteiras da América, a Rádio da Integração.

Porto Verão Alegre 2023

A 24a edição do festival Porto Verão Alegre já está nos palcos da capital gaúcha. Durante mais de um mês, serão apresentadas 124 atrações, 7 delas no Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1028), um dos 15 espaços culturais que receberão o evento que será realizado até o dia 12 de fevereiro. A parceria com o Farol Santander Porto Alegre trouxe uma novidade: shows musicais. A curadoria, feita pelo produtor Guilherme Thiesen, foi marcada pelo tom do festival este ano: encontros e reencontros após a fase mais severa da pandemia, marca visível nas atrações.

O Átrio do Farol Santander Porto Alegre abrigará cinco shows: Amaro Freitas convida Xenia França; Andre Abujamra & Illegal Joe – Tubarões Voadores; Inquilinas celebram Gal Costa, uma homenagem criada por artistas gaúchas de diferentes estilos musicais para celebrar uma das maiores artistas brasileiras nesta edição do Porto Verão Alegre; Vanessa Morena com o show Sentido; e Vivir. No Grande Hall, Ney Matogrosso e Duda Brack (artista gaúcha radicada no Rio de Janeiro) apresentam o show Na pista com quem interessa no dia 8 de fevereiro. O espaço também recebe a Brum Big Band: uma noite de jazz.

Na noite do dia 18 de janeiro, a “Art Battle”, maior competição de pintura ao vivo do mundo, desembarcará mais uma vez na capital gaúcha, em evento que será realizado no Farol Santander Porto Alegre.

O Porto Verão Alegre 2023 conta ainda com espetáculos musicais como CÉU, no Theatro São Pedro; Jards Macalé e Nany é Pop!, no Teatro da AMRIGS; e Jonathan Ferr encontra KIAI no Instituto Ling. Além de espetáculos do gênero musical como Beatles em Concerto, Coração de Búfalo, a estreia DEUS ME LIVE DE VOCÊ!, Memória Musical Bob Dylan, O que parece ser – uma paródia musical, Os Danadões e SEX-TETO.

Confira detalhes sobre as atrações que estarão presentes nos palcos do Farol Santander Porto Alegre:

Art Battle

Data: 18 de janeiro (quarta-feira)

Horário: 20h
Local: Farol Santander – Átrio (Rua 7 de Setembro, 1028)
Gênero: Artes Visuais

Sinopse:

A maior competição de pintura ao vivo do mundo, desembarca mais uma vez na capital gaúcha. Criado em 2007 no Canadá, o evento já foi realizado em mais de 40 cidades pelo mundo. No Brasil, acontece mensalmente em São Paulo e já teve edições em várias capitais do país. Nesta edição, convidaremos 4 artistas para serem desafiados a mostrar sua melhor performance em frente ao público, num clima de festa e celebração da arte. O formato da batalha é simples – quatro artistas convidados têm 40 minutos para pintar uma tela em branco, os dois mais votados disputam o segundo round com mais 40 minutos e um novo quadro para trabalhar, o mais votado é o campeão da noite. Ao final das batalhas, as obras serão leiloadas para o público presente que poderá levar, um pouco da EXPERIÊNCIA ART BATTLE BRASIL para casa.

Vídeos: https://youtu.be/QVUKeVl-gHM e https://youtu.be/fSVHZest1KY

Vivir

Data: 25 de janeiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Farol Santander – Átrio (Rua 7 de Setembro, 1028)
Gênero: Musical

Duração: 30 minutos
Classificação: Livre

Sinopse:
O flamenco é uma arte transformadora, uma forma de se expressar, de sentir e se relacionar com as pessoas. Durante os últimos anos, foi, acima de tudo, uma forma de nos mantermos VIVAS e VIVOS e em contato com o mundo. VIVIR estreou em dezembro de 2022 e marcou a volta aos palcos da companhia de flamenco mais porto-alegrense de todas, a DEL PUERTO.

Ficha Técnica:
Autor: Companhia de Flamenco Del Puerto
Direção: Daniele Zill, Juliana Prestes, Graziela Silveira
Elenco: Daniele Zill, Graziela Silveira e Juliana Prestes

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3SyIPEJ1aOQ

Amaro Freitas convida Xenia França

Data: 27 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Farol Santander – Átrio (Rua 7 de Setembro, 1028)

Gênero: Show de Música

Duração: 75 minutos
Classificação: Livre

Sinopse:
Amaro Freitas – Solo”, consolida a sua proposta artística de cruzar elementos da cultura popular afro- brasileira com o jazz em uma única espiral sonora. No roteiro do concerto constam por exemplo, as inéditas: “Viva Naná” homenagem ao também pernambucano Naná Vasconcellos e “Gloriosa”, além de releituras, como: Footprints (Wayne Shorter) e Carinhoso (Pixinguinha). Na segunda parte do show, ele receberá a cantora Xenia França, juntos farão temas melódicos que casam muito bem com a voz delicada de França, dentre elas: Nascente (Murilo Antunes e Flávio Venturini) e “Eu e a brisa” (Johnny Alf).

Ficha Técnica:
Amaro Freitas (Piano) e Xenia França (Voz)
Técnico de som: Vinicius Aquino
Produção Executiva: Laercio Costa

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9_qKMPvBH-A

Andre Abujamra & Illegal Joe

Data: 1 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Farol Santander – Átrio (Rua 7 de Setembro, 1028)

Gênero: Show de música

Duração: 75 minutos
Classificação: Livre

Sinopse:
José “Joe” Abujamra, aka Illegal Joe, tem 28 anos e carrega no DNA a paixão pela guitarra o Blues. Filho do músico e compositor Andre Abujamra, começou a estudar o instrumento desde os 13 anos.

Inspirado fortemente pelo blues, em 2014, fez uma viagem sozinho pelo sul dos Estados Unidos, aonde aprendeu a tocar slide durante esse tempo. Foi aprofundar os estudos na Musicians Institute, em Los Angeles, onde desenvolveu sua técnica e conhecimento musical.

Andre Abujamra tem mais de 35 anos de estrada. Já passou pelas bandas Os Mulheres Negras, Vexame, Karnak e, desde os anos 2000, segue em carreira solo, na qual já lançou 7 discos, entre eles Omindá e, o último, Emidoinã.

Nesse show inédito eles se reuniram para tocar obras de Joe, do Andre e alguns clássicos do blues, acompanhados por baixo e bateria. O repertório composto por músicas como Hoochie Coochie Man (Muddy Waters), Purple Haze (Jimi Hendrix) e Dust my Broom (Elmore James) e também composições próprias como Poison, Free e The Blues is my Father.

Ficha Técnica:
Autor, Direção e Elenco: Andre Abujamra e Joe Abujamra

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SnDdxQQfiDg&t=826s

Duda Brack e Ney Matogrosso – Show “Na pista com quem interessa”
Atração que não está contemplada com a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal

Data: 8 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 20h
Local: Farol Santander (Rua 7 de Setembro, 1028)
Gênero: Drama

Duração: 70 minutos
Classificação: Livre

Sinopse:

Ao lado de sua banda (formada por Larissa Conforto na bateria, Fabio Sá no baixo e Diego Polini na guitarra) e de uma orquestra de botões (spd, mpc, beats e programações), a cantora – que também toca guitarra em algumas músicas – se lança, de corpo e alma, em um show POP, vibrante e dançante, que contagia a plateia com seus arranjos e propõe no seu discurso um acerto de contas que incendeia – com muita leveza, ironia e majestade – importantes questões sócio-políticas, como patriarcado, neo colonialismo e a exploração do meio-ambiente presentes também em toda a obra de Ney Matogrosso.

No setlist estão presentes boa parte das canções que integram Caco de Vidro (segundo álbum solo da cantora), canções de É (primeiro álbum solo), que ganham novos contornos, se valendo de elementos do funk carioca, da música latina e do hip hop 2000. Duda também traz versões muito autênticas de artistas como Rosalía, Baianasystem, Pabllo Vittar e Destiny’s Child, e interpreta, ao lado de Ney Matogrosso, canções emblemáticas de sua carreira como Sangue Latino, Balada do Louco, Bandido, entre outras. Sempre conectadas ao seu repertório autoral em uma linha de costura.

Ficha Técnica:
Autor: diversos

Direção: Duda Brack e Noo Studio ( @noo_studio) fabio

Elenco: Duda Brack, Ney Matogrosso, Larissa Conforto, Diego Polini e Fabio Sá.

 

Vanessa Moreno “Show Sentido”

Data: 12 de fevereiro (domingo)
Horário: 20h
Local: Farol Santander – Átrio (Rua 7 de Setembro, 1028)

Gênero: Show de Música

Duração: 70 minutos
Classificação: Livre

Sinopse:
“Cantora, que compõe com refinamento, tem som e ritmo, exala brasilidade e é a expressão musical dos novos tempos”, assim definiu o jornalista e crítico musical Augusto Diniz, da Revista Carta Capital, a intérprete e compositora Vanessa Moreno. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’, e em 2021 como ‘Cantora’ e também ‘Autora’, Vanessa se destaca como uma das maiores revelações musicais no Brasil.

Durante a pandemia, Vanessa passou a fazer vídeos em duo com artistas e apresentações virtuais extraindo sons de objetos cotidianos, destacando-se e ganhando alcance nas redes sociais. Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão e lançou seu disco solo Sentido, que ficou entre os quatro mais ouvidos no Japão, em dezembro de 2021.

Ficha Técnica:
Elenco: Vanessa Moreno (Solo – voz e violão)
Operador de som: Adonias Jr

Vídeo: https://youtu.be/4tXwTVfsnvg

Big Brum Band: uma noite de jazz
Aguardando confirmação da data

Local: Farol Santander (Rua 7 de Setembro, 1028)

Gênero: Show de Música

Duração: 75 minutos
Classificação: Livre

Sinopse:

A Brum Big Band revive a consagrada formação das grandes bandas de jazz e imprime seu estilo brasileiro e tendências contemporâneas no repertório, alargando o conceito tradicional das big bands. Formada por 16 músicos da nova geração, de diversos contextos e conjuntos, o grupo confere energia e entusiasmo aos arranjos elaborados, solos e improvisações.

Ficha Técnica:
Músicos: Cleomenes Junior (Alto 1/Flauta), Augusto Santos (Alto 2), Ronaldo Pereira (Tenor 1), Daniel Szuchman (Tenor 2), Ricardo Ramires (Barítono), Renato Dall Ago (Trompete 1), Bruno Silva (Trompete 2), Eliézer Moreira (Trompete 3), Fran Camargo (Trompete 4), Guilherme Camargo (Trombone 1), Gabriel Queiroz de Oliveira (Trombone 2), Ronaldo Soares (Trombone 3), Marco Antônio (Tuba), Aline Araújo (Piano), Mateus Albornoz (Baixo) e Bruno Braga (Bateria).

Direção artística: Lucas Brum.

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=-GD36-0kEn8&ab_channel=LucasBrum

Ingressos

A venda dos ingressos acontece no site do festival, o www.portoveraoalegre.com.br, que conta com filtros para facilitar a busca, entre eles data, nome, gênero e teatro, já que cada um dos espetáculos tem o seu link para compra.

Neste ano, ainda haverá pontos de venda físicos. Os dois pontos confirmados são no CHC Santa Casa (Av. Independência, 75, Centro de Porto Alegre), que funciona de terça-feira a domingo, das 14h às 19h (e nos dias de espetáculos no local, até às 20h) e na Loja Claro – Shopping Moinhos (3° andar) de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriado, das 14h às 20h. Além disso, será possível comprar qualquer ingresso nas bilheterias dos teatros durante as duas horas que antecedem às sessões.

Os valores foram mantidos em relação aos últimos anos, assim como a política de desconto, incluídos na Lei Federal da Meia Entrada*:

Os preços são para todos os espaços:

Inteira: R$40,00

Meia-Entrada: R$20,00

No Farol Santander, clientes Santander têm 10% de desconto, com valor do ingresso a R$36,00.

Importante: As compras de ingresso no site do Porto Verão Alegre têm 18% de taxa de conveniência adicionada aos valores acima.

Os valores praticados para as atrações que não estão contempladas com a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal – CÉU, Duda Brack e Ney Matogrosso (este que acontece no Farol Santander Porto Alegre) e Jards Macalé – são diferentes:

Primeiro Lote

Inteira: R$ 110,00

Solidário: R$70,00

(Mediante entrega de 1 kg de alimento não-perecível nas bilheterias dos teatros antes do início da sessão)

Meia-Entrada: 55,00

Segundo lote: já aberto para Duda Brack e Ney Matogrosso (o primeiro lote para esta atração já terminou)

Inteira: R$ 150,00

Meia-entrada: R$ 75,00

*Lembramos das seguintes regras para meia-entrada:

– Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos)

– Estudantes

– Jovens com até 15 anos

– Pessoas com Deficiência e acompanhantes quando necessário

– Jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos

– Aposentados e/ou Pensionistas do INSS (que recebem até três salários-mínimos)

– Doadores regulares de sangue

– Membro da classe artística (benefício garantido mediante apresentação da DRT ou SATED na portaria ou na entrada do local de realização do evento)

Sobre o Porto Verão Alegre: criado em 1999 e realizado pela Mezanino Produções, o Porto Verão Alegre é um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do país. Tradicionalmente, é realizado anualmente em Porto Alegre e região metropolitana durante os meses de janeiro e fevereiro. Nos últimos anos, o projeto foi contemplado com o “Prêmio Eva Sopher”, pelo fomento das artes em nosso Estado, e “Prêmio Líderes e Vencedores da Federasul”, na categoria Expressão Cultural, reforçam todo o empenho em elevar a cultura do Rio Grande do Sul a outro patamar.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre:

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio.

Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança. O Cine Farol, no sobsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

Projetos conectados à gastronomia, como o Restaurante PopUp!, além de inovações culturais como o Extensões e o Farol.Live, também passaram a ocupar o edifício no Centro da capital gaúcha. Neste ano, o Farol Santander Porto Alegre também marcou presença como uma das instituições participantes da Bienal do Mercosul 2022.

O histórico prédio, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira.

Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo do prédio ainda oferece aos visitantes o Kofre Café.

    • Grazieli Binkowski / Porto Verão Alegre

2023 Janeiro 18