RÁDIO MERCOSUL

Em Todas as Fronteiras da América, a Rádio da Integração.

ESPORTES – Infantino é reeleito presidente da Fifa e promete mais competições

Gianni Infatino foi reeleito nesta quinta-feira (16) e ficará por mais quatro anos como presidente da Fifa. Candidato único, o dirigente foi aclamado ppelas 211 associações nacionais no Congresso anual da Fifa realizado em Kigali, capital de Ruanda.

Infantino foi secretário-geral da Uefa e se tornou presidente da Fifa em 2016, logo depois do escândalo de corrupção chamado Fifagate. O suíço foi eleito na época para completar o mandato de Joseph Blatter, que renunciou em meio aos casos de corrupção, e foi reeleito em 2019. Em 2027, o dirigente poderá disputar pela última vez a eleição da entidade.

Em seu discurso após a eleição, o presidente afirmou que trabalhará para desenvolver novas competições, que visarão fomentar o futebol nos lugares mais remotos.

“Queremos ter mais competições regionais, entre clubes e entre seleções. Quando eu escuto que existe muito futebol, é provavelmente verdade, mas não em todos os lugares. Certamente não nos lugares onde é preciso”, afirmou Infantino.

Em seu mandato atual, Infantino conseguiu colocar em pé dois projetos estudados há algum tempo. O primeiro é o aumente de participantes da Copa do Mundo, que a partir de 2026 terá 48 seleções e não mais 32. O segundo é o novo Mundial de Clubes, que será disputado a cada quatro anos por 32 equipes de todos os continentes.

O dirigente ainda festejou o recorde de arrecadação da entidade máxima do futebol, que faturou US$ 7,5 bilhões (quase R$ 40 bilhões) nos últimos quatro anos, e prometeu investir bastante.

“Esse dinheiro não é da Fifa, é de vocês, é do futebol”, disse Infantino.