O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (14) um conjunto de novas diretrizes voltadas ao controle migratório e à entrada de turistas no país, se espelhando nas ideias de Donald Trump (presidente americano).
Entre as principais novidades está a exigência de que todos os visitantes apresentem um seguro viagem válido no momento do ingresso em território argentino, incluindo o turista brasileiro.
Seguro viagem obrigatório na Argentina
A medida tem como objetivo, segundo o governo, preservar a viabilidade do sistema público de saúde e reduzir os gastos elevados com o atendimento médico a estrangeiros. Apenas em 2024, os custos com esse tipo de atendimento ultrapassaram os 114 bilhões de pesos, de acordo com dados oficiais.
As mudanças, que serão implementadas por meio de um decreto, devem entrar em vigor nos próximos dias, assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.
Outras mudanças para estrangeiros na Argentina
Além do seguro saúde na entrada de turistas na Argentina, o decreto presidencial traz uma série de alterações nas regras de permanência e naturalização de estrangeiros. Entre elas:
- Pessoas com condenações criminais não poderão entrar no país, independentemente da natureza da pena.
- Imigrantes que cometerem crimes em solo argentino serão deportados.
- Residentes temporários, em trânsito ou em situação irregular passarão a arcar com os custos de serviços públicos de saúde e de educação superior.
- Universidades públicas estarão autorizadas a cobrar mensalidades de estrangeiros que não possuam residência permanente.
- A residência permanente e a cidadania argentina estarão condicionadas a comprovações financeiras mais rígidas, como investimentos relevantes ou renda estável, além da exigência de ficha criminal limpa.
Lembrando, que isso logo terá um impacto inicial no turismo argentino, pois agora em junho inicia a temporada de inverno em Bariloche, onde milhares de turista da américa latina visitam a cidade para a temporada de neve e prática do esqui nas montanhas se a sua meta é esquiar, o inverno (junho a setembro) é ideal, com neve abundante e temperaturas baixas.
Bariloche é conhecida pela arquitetura no estilo alpino suíço e pelo chocolate, vendido em lojas na Calle Mitre, a rua principal.
Informações Radio Mercosul
14 Mayo 2025
LEIA MAIS
ARGENTINA – Ni Bariloche, ni Ushuaia: ¿cuál es el lugar elegido por los turistas para visitar en vacaciones de invierno?
ARGENTINA – Los precios de los agroalimentos se multiplicaron por 3,2 en agosto
ARGENTINA – A cuánto pasará el litro de súper en YPF con el próximo aumento de abril
ARGENTINA – Diputados de la oposición intentarán reformar la ley de alquileres
ARGENTINA – El Gobierno oficializó los nuevos montos del Salario Mínimo