RÁDIO MERCOSUL

Em Todas as Fronteiras da América, a Rádio da Integração.

BRASIL – Presidente Eleito, Somente em 30 de Outubro

Nenhum instituto de pesquisa acertos, pelo contrário erros de um sistema de pesquisa viciado, em vários estados as pesquisas erraram para eleições estaduais (Governador e Senado), como a eleição presidencial.

Vamos começar por exemplo, a eleição aos governos do Rio Grande do Sul, onde uma das pesquisas indicavam: votos válidos: Leite, 40%; Onyx, 30%; Pretto, 20% (iPec), nenhuma pesquisa indicou a liderança de Onyx muito menos o empate entre Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Preto (PT), durante a apuração dos votos a aflição de Eduardo Leite e Edegar Pretto, voto a voto foi uma verdadeira guerra de nervos. Mas em comparação sobre as pesquisas, a urna resultou:

Onix 37,50%

Eduardo Leite 26,81%

Edegar Pretto 26,77%

A diferença é de 0,04% cerca de 2441 votos numa eleição a Governador a diferença entre o segundo e o terceiro lugar.

Outro ponto de vista no Rio Grande do Sul, é que Eduardo Leite perdeu: mais de 73,09% de votos não tendo a aprovação do seu governo, outros governadores pelo Brasil se elegeram no primeiro turno.

Agora a eleição presidencial mostrou outro grande erro, foi a porcentagem de Jair Bolsonaro vejamos as pesquisas:

Ipec:

Votos válidos: Lula, 51%; Bolsonaro, 37%

Considerando os votos totais, Lula tem 47%; Bolsonaro, 31%; Simone Tebet, 5%; e Ciro, 5%. Pesquisa foi feita de quinta (29) a sábado (1º) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

DataFolha:

Votos válidos: Lula 50%; Bolsonaro 36%

Considerando os votos totais, Lula tem 48%; Bolsonaro, 34%; Simone Tebet, 6%; e Ciro, 5%. Pesquisa foi feita na sexta (30) e no sábado (1º) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Votos

Nenhum instituto mostrou o percentual de Bolsonaro com acima de 40% próximo a Lula nem uma diferença mínima de 5%, a eleição demostrou:

Lula 48,43%

Jair Bolsonaro 43,20%

Simone Tebet 4,16%

Ciro Gomes 3,04%

Inúmeros erros em pesquisas ocorreram em SP, RJ até o momento nem iPec nem DataFolha chegaram a analisar os erros em suas pesquisas.

 

* Rádio Mercosul

2022 Outubro 03