Nenhum instituto de pesquisa acertos, pelo contrário erros de um sistema de pesquisa viciado, em vários estados as pesquisas erraram para eleições estaduais (Governador e Senado), como a eleição presidencial.
Vamos começar por exemplo, a eleição aos governos do Rio Grande do Sul, onde uma das pesquisas indicavam: votos válidos: Leite, 40%; Onyx, 30%; Pretto, 20% (iPec), nenhuma pesquisa indicou a liderança de Onyx muito menos o empate entre Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Preto (PT), durante a apuração dos votos a aflição de Eduardo Leite e Edegar Pretto, voto a voto foi uma verdadeira guerra de nervos. Mas em comparação sobre as pesquisas, a urna resultou:
Onix 37,50%
Eduardo Leite 26,81%
Edegar Pretto 26,77%
A diferença é de 0,04% cerca de 2441 votos numa eleição a Governador a diferença entre o segundo e o terceiro lugar.
Outro ponto de vista no Rio Grande do Sul, é que Eduardo Leite perdeu: mais de 73,09% de votos não tendo a aprovação do seu governo, outros governadores pelo Brasil se elegeram no primeiro turno.
Agora a eleição presidencial mostrou outro grande erro, foi a porcentagem de Jair Bolsonaro vejamos as pesquisas:
Ipec:
Votos válidos: Lula, 51%; Bolsonaro, 37%
Considerando os votos totais, Lula tem 47%; Bolsonaro, 31%; Simone Tebet, 5%; e Ciro, 5%. Pesquisa foi feita de quinta (29) a sábado (1º) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
DataFolha:
Votos válidos: Lula 50%; Bolsonaro 36%
Considerando os votos totais, Lula tem 48%; Bolsonaro, 34%; Simone Tebet, 6%; e Ciro, 5%. Pesquisa foi feita na sexta (30) e no sábado (1º) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.
Votos
Nenhum instituto mostrou o percentual de Bolsonaro com acima de 40% próximo a Lula nem uma diferença mínima de 5%, a eleição demostrou:
Lula 48,43%
Jair Bolsonaro 43,20%
Simone Tebet 4,16%
Ciro Gomes 3,04%
Inúmeros erros em pesquisas ocorreram em SP, RJ até o momento nem iPec nem DataFolha chegaram a analisar os erros em suas pesquisas.
* Rádio Mercosul
2022 Outubro 03
LEIA MAIS
BRASIL – Concentra 71,9% das queimadas na América do Sul nas últimas 48h
PARAGUAY y BRASIL – Celebran 180 años de relaciones diplomáticas
BRASIL – Governo prorroga Desenrola até 20 de maio
FRONTEIRA – Começa hoje em Ponta Porã, Fronteira Criativa com apresentações culturais, gastronomia e artesanato
BRASIL – Ciclone no Rio Grande do Sul, causa forte destruição e calamidade em Lageado, Estrela, Muçum e Roca Sales.